domingo, 29 de maio de 2011

AGENDA 21 e VERDEMAR

         A instituição tem conhecimento amplo e generalizado sobre a Agenda 21. Está ciente que esse é um importantíssimo instrumento que padroniza e adéqua medidas de desenvolvimento sustentáveis a sociedade. A rede de supermercados Verdemar, considera imprescindível que toda instituição contemporânea acompanhe certas demandas mercadológicas desse atual contexto, para permanecer em competitividade e aumente a sua capacidade lucrativa. Certamente que, uma dessas demandas é propor conceitos que supram as indigências combatentes dos padrões atuais de insustentabilidade de consumo, ou seja, soluções estratégicas que visam à melhora dos padrões de qualidade do meio ambiente.

           Ao adotar medidas coerentes tanto com as necessidades normativas e econômicas da organização envolvida, e com as emergências de melhoria das condições do meio ambiente, é preciso que haja um consenso referente a capacidade gradativa de todos os submergidos em executá-las de acordo com as questões sociais, culturais e demográficas de cada local.

          Sendo o Verdemar uma organização de grande importância no cenário varejista mineiro, obviamente que esta articula as suas ações visando todas as questões relativas à eficácia e ao sucesso da aplicação dos princípios básico de sustentabilidade. Mesmo, não agindo de acordo com as premissas da Agenda 21, é claro, que quando se utiliza medidas ecologicamente corretas, direta ou indiretamente, a organização em questão está conectada ao objetivo central desse planejamento promulgado pela ONU.

        Sendo assim, ao analisar todas as medidas sustentáveis executadas pela gestão dessa rede de supermercados, a condição de potencial articulador com as questões como a Agenda 21, estão uma pouco mais a frente nesse processo.

        Os projetos como: Sistema refrigeração, Redução de energia, Economia de água, Usina de biodisel, Sacolas retornáveis, Coleta seletiva e reciclagem, Caixa ecológica. Esses projetos exemplificam ações que promovem padrões de consumo e produção que diminuem as influências ambientais e ao mesmo tempo atendem as necessidades básicas da humanidade, com a reposição de água e fonte de energia; reduzem o impacto das alterações em andamento sobre a estrutura das gestões industriais contemporâneas e abandonando o crescimento econômico como o demasiado emprego de matérias-primas; intensificação dos esforços para utilizar a energia e os recursos de modo economicamente eficaz e ambientalmente saudável; redução ao mínimo da geração de resíduos, dentre outros.

            Toda essa pontuação é pertencente ao planejamento sustentável detalhado pelas premissas da Agenda 21. Enfim, todos esses que foram citados dentre outros mais são atualmente executados pela rede de supermercados Verdemar, o que demonstra a preocupação e a efetivação do mesmo em agregar valor a sua vasta carteira de serviços e produtos ofertados a sociedade.

Por Alessandra Pena e Danielle Diniz Barros

terça-feira, 24 de maio de 2011

Supermercado Verdemar e Ronaldo Fraga, parceria de sucesso

          A partir do alinhamento do conceito Ética, Estética e Estilo, o Verdemar lança sua nova coleção de sacolas retornáveis. A identificação e o diálogo entre Ronaldo Fraga e Verdemar demonstram que moda e sustentabilidade caminham de mãos dadas. As peças da campanha de sacolas traduzem atitude, consciência ecológica e estilo, presentes na nova coleção.

            As sacolas são encontradas nas unidades do Supermercado Verdemar em 6 lindos modelos.



Fonte: Sindicato das Agências de Propaganda Minas Gerais - SINAPRO MG


segunda-feira, 23 de maio de 2011

Verdemar inaugura loja “verde” em Nova Lima - MG

          O Supermercado Verdemar inaugurou a quinta unidade, no Jardim Canadá, em Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte.

          A loja é a primeira da América Latina a ter um sistema de refrigeração alimentado por CO² comprimido – gás 1,4 mil vezes menos poluente que o HFC, usado em geladeiras e em aparelhos de ar-condicionado –, reduzindo a zero a emissão de poluentes. No esforço de economizar água, o prédio conta com um sistema de coleta de água de chuva e uma Estação de Tratamento de Água (ETA), cuja meta é reciclar 80% do líquido usado no abastecimento da loja. Estacionamento e passeios da nova unidade também têm a marca da preservação ambiental: um piso intertravado, resistente e ecológico, feito a partir de rejeitos de mineração sedimentados nos cursos d’água e em barragens de rejeitos.